skip to main | skip to sidebar
  • Início
  • Como funcionam as avaliações?
Analisando a estante
Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria. Jorge Luis Borges

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco Jovens Leitores
Ano de lançamento: 2007
Número de Páginas: 223

Avaliação

       A adolescência é um momento da vida onde tudo é muito intenso, é nessa altura que descobrimos, conhecemos, praticamos e questionamos. Afinal, é nessa etapa que “formamos” o nosso adulto futuro. O livro é sobre esse universo adolescente. Pensei por um momento que seria aquele típico roteiro americano de adolescentes com drogas, sexo e tudo mais... Bem, na verdade, o livro tem tudo isso, mas não é narrado de forma “típica”.


       Charlie está no primeiro ano do High School (ensino médio norte-americano), e claro, como grande parte dos adolescentes, está receoso quanto a isso, principalmente, por ter certa dificuldade em participar, fazer amigos. Charlie é o garoto nerd, excluído e “impopular”, seu único amigo cometeu suicídio, sua tia Helen morreu e sua família parece não ter “laços estreitos” entre si. Porém, é quando ele conhece Sam, Patrick e o professor Bill que a sua vida passa a tomar outro rumo.


“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”


       Bill é um professor extraordinário que incentiva Charlie a navegar pelo incrível mundo da leitura, emprestando-o livros e pedindo relatórios de Charlie sobre os mesmos. Já Sam e Patrick são estudantes do último ano, populares, e são aqueles que parecem saber, realmente, curtir essa fase, e, é com eles que Charlie vai passar a descobrir e conhecer o que é, de fato, viver a adolescência no final do século XX e, além disso, o valor de uma verdadeira amizade. 

    Sexo, drogas, rock’n roll e festas mudam, completamente, a rotina de Charlie. O personagem evolui e nós acompanhamos esses passos.



"(...) Especial. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira."


       O livro é um conjunto de cartas de Charlie relatando sobre os seus acontecimentos para um amigo desconhecido, e isso é extraordinário, pois nos torna intimamente conectados com o universo do garoto. Passamos a ter acesso aos seus pensamentos ingênuos e o seu modo peculiar de ver o mundo, que é encantador.

       A estória nos é apresentada em uma linguagem simples, envolvente e bastante original, não será surpresa caso você se pegue sorrindo em alguns pensamentos de Charlie.

       Charlie é um personagem incrível e por isso, acaba sendo extremamente difícil descrevê-lo. Não serei eu capaz de descrever tão meticulosamente. Mas, imagine aquele personagem que você sente a vontade de ser amigo... Pronto, Charlie.

       Stephen cria um contexto espetacular, com medos e vontades, amor e ódio e todos os assuntos possíveis do universo adolescente, mas a forma como esses assuntos estão inseridos na história e o modo como esta é narrada foi o que fez esse livro mexer comigo. Eu de fato me identifiquei muito com o livro. Me emocionei, sorrir, sentir raiva e refletir bastante sobre os assuntos pertinentes ao meu mundo. É como termos um arquivo confidencial em mãos.

       É começando com “Querido Amigo” e terminando com “Com amor, Charlie” que lemos e nos apegamos a essa obra. Foi bastante difícil colocar toda a genialidade de Stephen Chbosky em As vantagens de ser Invisível nessa misera resenha, pois esse livro é genial. Portanto, preciso agradecer ao Stephen por ter me dado à oportunidade de, sorrir, chorar, refletir e claro, me sentir infinito. Ou seria a Charlie?

"Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é."
Postado por Glauco Souza às 19:14
Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Lupas

Brown Pencil

Uma parte da parte

Glauco Souza
Ver meu perfil completo

Sobre o blog:

O blog surgiu a partir da ideia de instigar a análise crítica. Eu geralmente quando termino de ler um certo livro faço uma resenha sobre o mesmo, pra ter noção e ficar como arquivo também, claro. Portanto, aqui eu divido com vocês a minha crítica e estou aberto a receber as suas também. Abraços, Glauco Souza.

O mundo da vez:

O mundo da vez:
O Símbolo Perdido, DAN BROWN

Postagens

  • ▼ 2013 (8)
    • ▼ agosto (1)
      • Resenha: As Vantagens de Ser Invisível
    • ► julho (1)
    • ► junho (1)
    • ► maio (2)
    • ► abril (1)
    • ► março (1)
    • ► fevereiro (1)
  • Início
  • Como funciona as avaliações?
Glauco. Tecnologia do Blogger.
  • Resenha: O Menino do Pijama Listrado
    Título: O menino do pijama listrado Autor: John Boyne Editora: Companhia das Letras  Ano de lançamento: 2007 Número de Pá...
  • Resenha: O Atlas Esmeralda
    Título: O Atlas Esmeralda Autor: John Stephens Editora: Suma de letras Ano de lançamento: 2011 Número de Páginas: 295 ...
  • As Ruínas
                   Título: As ruínas Autor: Scott Smith Editora:Intrínseca  Ano de lançamento: 2007 Número de Páginas: 368 Avali...
  • Resenha: A Batalha do Apocalipse
    Título: A batalha do apocalipse Autor: Eduardo Sphor Editora: Verus Ano de lançamento: 2010 Número de Páginas: 586 Avalia...
  • Resenha: O Circo da Noite
    Título: O Circo da Noite Autor: Erin Morgenstern Editora: Intríseca Ano de lançamento: 2012 Número de Páginas: 368 Aval...
  • Resenha: As Vantagens de Ser Invisível
    Título: As Vantagens de Ser Invisível Autor: Stephen Chbosky Editora: Rocco Jovens Leitores Ano de lançamento: 2007 Número de P...
  • Resenha: A Culpa é das Estrelas
    Título: A Culpa é das Estrelas Autor: John Green Editora: Intríseca Ano de lançamento: 2012 Número de Páginas: 286 Av...
  • Resenha: Jogos Vorazes
    Título: Jogos Vorazes Autora: Suzanne Collins Editora: Rocco Jovens Leitores Ano de lançamento: 2008 Número de Páginas: 397...

© Analisando a estante - Designed by Theme.fm, Google blogs templates by Blog and Web.