
Título: O Atlas Esmeralda
Autor: John Stephens
Editora: Suma de letras
Ano de lançamento: 2011
Número de Páginas: 295
É bastante comum vermos a falta de interesse dos adolescentes quando o assunto é leitura, principalmente quando falamos de Brasil, onde falta um estimulo do governo em nos aproximar desse universo maravilhoso. A leitura era, muitas vezes, vista pelos jovens como algo chato, obrigatório. Esse panorama muda quando começam a surgir estórias voltadas para os interesses desse público, infanto-juvenil. Obras renomadas como As Crônicas de Nárnia, Harry Potter e Percy Jackson fizeram e ainda fazem sucesso nesse gênero. O Atlas Esmeralda de John Stephens bebe nessa mesma fonte e, é mais um desses livros que merecem ser lidos por apreciadores do gênero.
No Atlas Esmeralda, somos apresentados a três irmãos Kate, Michael e Emma; Essas crianças foram abandonadas pelos pais quando ainda eram muito pequenas e foram levadas, às pressas, para um esconderijo por razão de estarem em perigo. Assim, passaram a vagar em orfanatos sem quase nenhuma lembrança dos seus geradores, a única que tinha fixa em sua mente a imagem da mãe pedindo que cuidasse de seus irmãos, era a mais velha, Kate.
“(...) A mãe se debruçava sobre ela.- Kate - a voz era baixa e urgente -, escute com muita atenção. Preciso que mantenha o seu irmão e a sua irmã em segurança. Você entende? Preciso que mantenha o Michael e a Emma em segurança.(...)- Lembre-se que o seu pai e eu amamos muito vocês. E vamos todos ficar juntos de novo. Eu prometo.
Dez anos depois - anos estes de muitos orfanatos- Kate, Michael e Emma continuam esperançosos pelo aguardado encontro com os seus pais, perdem a última chance de serem adotados e são mandados para um orfanato em Cambridge Falls, uma cidade estranha, sombria e que, curiosamente, não tinha crianças. O orfanato não era tão diferente, eles eram as únicas crianças no local, a casa era absurdamente grande e com um ar misterioso.
Durante as andanças pelos corredores acabam parando em uma espécie de laboratório com papeis velhos por toda parte e se deparam com um livro de capa verde esmeralda que chamam a sua atenção.
(...) O teto era arredondado, dando ao espaço uma sensação de caverna, e não sabiam se era muito grande, muito pequeno ou de tamanho normal. Cada vez que viravam, as paredes pareciam ter mudado de posição. Havia livros e papéis em toda parte, empilhados no chão, nas mesas, amontoados nas estantes.
A partir daí se inicia uma aventura com tudo que um livro do gênero tem direito bruxas, magos, anões, monstros, gigantes e uma narrativa espetacular.
E falando sobre a narrativa... Ela é realmente incrível. Stephens faz bonito com as palavras nos ajudando a imaginar o proposto com facilidade, são muitas as imagens que o livro nos oferece assim, fica quase impossível não ser envolvido pela obra. As aventuras estão em todas as partes do livro e todas bem estruturadas o que nos faz, praticamente morar em Cambridge Falls.
Confesso que não esperava muito desse livro, imaginei que seria mais uma paráfrase de C.S.Lewis (As Crônicas de Nárnia) e J.K Rowling (Harry Potter) felizmente fui surpreendido. Claro, John Stephens é fã desses autores e essa obra tem certas influências dos mesmos, em certo momento é impossível não fazer menções dos livros de C.S.Lewis ou J.K.Rowling, mas isso não passa de um momento, a obra de Stephens não é uma cópia, ao contrário é bastante autêntica e original, com situações que, acredite você não conseguirá imaginar. É um livro imprevisível.
Portanto, como já sou muito fã de livros do gênero, O Atlas Esmeralda é com certeza mais uma saga que recebe a minha atenção. É um livro que eu recomendo, vale a sua pupila. As aventuras nas quais somos "obrigatoriamente levados" é feita através de uma escrita soberba e isso merece destaque.
Booktrailer
Sobre os outros livros...
O Atlas Esmeralda é o primeiro livro da Trilogia Os Livros do Princípio, sendo esse a Parte I. A parte II foi lançado nos EUA com o título de The Fire Chronicle e a única coisa que podemos fazer é aguardar ansiosamente pela versão brasileira. Com certeza a terceira parte vai demorar.




0 comentários: